Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE um E-book feito com muito carinho com 7 receitas super fáceis, saudáveis e deliciosas!

Curiosidades Dicas de saúde

Comer ou não comer carne?

Comer ou não comer carne?

Ao falar em dieta vegana, estarei me referindo ao vegetarianismo estrito, ou seja, dieta que exclui todo o tipo de carne ou alimentos de origem animal, como: leite, ovos e mel.

Esse artigo foi feito com muito carinho para os interessados em saber se devem comer ou não comer carne.  Se você já pensou em largar todo e qualquer tipo de carne ou se você é ovolactovegetariano e ainda não consegue largar os derivados, confira as informações abaixo.

O veganismo NÃO é uma dieta, mas como mundialmente boa parte da população não sabe de todas as diferenças entre os tipos de vegetarianismo e o significado do veganismo, as indústrias resolveram adotar somente dois rótulos para seus produtos: O Vegetariano(veggie), quando o produto não tem carne, mas pode conter algum derivado de origem animal como leite e ovos e o Vegan, que são produtos livres de produtos de origem animal.

Somente por conta disso, utilizarei o termo ” dieta vegana”.


Quais são os benefícios da dieta vegana

Existem muitos artigos científicos publicados a respeito da saúde dos veganos. O objetivo desse artigo é matar a curiosidade de quem tem dúvida sobre deixar ou não de consumir esses alimentos por questões de saúde, ambientes ou ética.

A alimentação vegana reduz em 31% as mortes por infarto em homens na comparação com aqueles que comem carne. No caso das mulheres, a diminuição é de 20%.

O índice de mortalidade por doença cardíaca é menor em veganos em relação aos semi-vegetarianos, no estudo, considerados como consumidores de carne uma vez por semana.

Os níveis sanguíneos de colesterol são geralmente 14% mais baixos em ovolactovegetarianos e 35% menores em veganos do que nos onívoros. A pressão arterial dos veganos também é menos do que a dos onívoros.

Os veganos têm redução de até 50% de apresentarem diverticulite, doença que atinge, principalmente o intestino grosso. O risco de apresentar diabetes é 50% menor nas pessoas que optam por uma dieta vegana.

A probabilidade de as mulheres veganas terem pedra na vesícula é de 2x menor do que das onívoras. A redução da incidência de obesidade, um problema mundialmente preocupante é clara entre os vegetarianos.

As chances de desenvolvimento de câncer no intestino grosso ou de próstata são respectivamente: 88% e 54% maiores para quem consome carne vermelha ou branca.


Nem tudo são flores

Estudos científicos apontam o padrão de alimentação de melhor qualidade nos veganos o que tende a levar aos resultados positivos encontrados. Mas, como a indústria das porcarias vegetarianas e veganas já está presente no mercado de consumo, se esse grupo adotar uma alimentação mais industrializada, parte desse efeito protetor da dieta será perdido.

Além de procurar não se alimentar somente de comida “lixo”, é necessário que se faça a ingestão de B12 e peça esse exame nos exames de rotina. Essa é a única vitamina que quem não come carne precisa ficar atento.

Uma alimentação vegetariana (vegana) de qualidade se dá por meio de um cardápio constituído por alimentos naturais e integrais. Existe um livro muito bom chamado “how not to die”(como não morrer), onde o autor explica com base em muitos estudos sobre os benefícios e importância de cada alimento na nossa saúde.

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=B0114MO6IE&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=grife 20 - Comer ou não comer carne?ir?t=grife 20&l=am2&o=33&a=B0114MO6IE - Comer ou não comer carne?

Se você não sabe inglês, também existe a versão traduzida dele, porém já ouvi relatos de quem leu as duas versões, que a versão em inglês é muito melhor.

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=B07BKQHGQ8&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=grife 20 - Comer ou não comer carne?ir?t=grife 20&l=am2&o=33&a=B07BKQHGQ8 - Comer ou não comer carne?

Um outro livro que tenho e gosto bastante é o chamado “cirurgia verde”

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8578814150&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=grife 20 - Comer ou não comer carne?ir?t=grife 20&l=am2&o=33&a=8578814150 - Comer ou não comer carne?

Dieta que cura de verdade

Posso dizer por mim que meu exame de sangue só melhorou depois que me tornei vegana. Meu colesterol total de exames anteriores variavam entre 202 e 234. O de 2017 deu 233 e um ano depois(já vegana), o resultado foi de 173. Os triglicerídeos caíram de 88 para 62.

O cálcio foi de 9,4, sendo que o valor máximo é de 10,2, o que prova que não é necessário tomar leite e derivados para ingestão de cálcio, muitos alimentos contém cálcio, o meu queridinho é o gergelim. E para quem diz que a testosterona fica baixa, a minha ficou bem altinha. Os valores recomendados são(para mulheres) entre 10 e 75 e a minha deu 52,27.

 

 

 

Lembrou de algum amigo que ainda consome carne? Mande esse artigo ou esse vídeo abaixo para ele(a).

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.