Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE um E-book feito com muito carinho com 7 receitas super fáceis, saudáveis e deliciosas!

Curiosidades Dicas de saúde

Mamãe Vegetariana ou Vegana. É Possível? O que Consumir?

A gravidez é uma linda jornada. Mas também traz muitas dúvidas, especialmente para uma mamãe que faz uma dieta sem carne, já que uma dieta vegetariana ou vegana ainda não é considerada “normal” pela sociedade.

Apesar dos benefícios do veganismo, a gravidez é um período em que  as mulheres devem ser cautelosas com a ingestão diária, desde as refeições principais até os lanchinhos.

Enquanto uma vidinha está ali crescendo dentro da futura mamãe, seu alimento é a fonte de alimento de seu bebê. Se você é essa futura mamãe, saiba que o que você escolher para comer, afetará o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê.

É seguro manter uma dieta vegana durante a gravidez?

Felizmente sim. É possível obter tudo o que você e seu bebê necessitam comendo apenas alimentos veganos. O importante é que você busque uma dieta saudável, levando em consideração os principais nutrientes que seu bebê e você precisam para sobreviver.

Você sabia que não só é seguro ter uma dieta vegetariana ou vegana durante a gravidez, mas sim uma escolha cheia de benefícios?

Veja abaixo 7 benefícios do veganismo durante a gravidez:

1. Taxas mais baixas de obesidade materna
2. Saúde cardiovascular
3. Risco reduzido de diabetes gestacional
4. Baixos níveis de homocisteína
5. Ossos saudáveis
6. Menor risco de doença de Parkinson
7. Saúde geral melhorada


Se você quiser ver mais detalhes sobre benefícios, assim como os mitos relacionados a uma gravidez vegana e detalhes sobre sua alimentação durante a gravidez, eu preparei um EBOOK com muito carinho para que você possa acessar sempre que quiser tirar dúvidas sobre o que deve ou não consumir durante a gravidez.

Quais os nutrientes são mais importantes para as mamães veganas?

Além de frutas, vegetais e grãos integrais, certifique-se de comer alimentos com os seguintes nutrientes:

Proteína
Coma todos os dias várias porções de alimentos ricos em proteínas, como: Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, nozes, tofu, quinoa, seitan, cacau.

Ferro
O consumo de ferro também é importantíssimo durante a gravidez. Lembre-se de consumir alguma fruta com vitamina C para reforçar o ferro e evite tomar chá ou café com na mesma refeição porque estas bebidas contêm taninos e polifenóis, o que torna mais difícil o seu corpo absorver o ferro dos alimentos vegetais.

Zinco
Muitos alimentos que fornecem ferro, como o feijão e grãos integrais, também fornecem zinco. Outras boas fontes de zinco são as nozes, as sementes e o gérmen de trigo.

Cálcio
Consuma várias porções de alimentos com cálcio diariamente. Algumas das boas fontes são: Leite de soja, cereais, feijão-branco, tahini ou simplesmente o gergelim, amêndoas, couve, brócolis.

Vitamina D
É essa vitamina que ajuda seu corpo a absorver o cálcio. Você pode optar por tomar vitamina D3 em forma de suplemento ou tomar um solzinho diariamente.

B12
A vitamina B12 desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Como ela só é naturalmente encontrada em produtos de origem animal ou na terra (mas não recomendamos que você coma terra), uma fonte alternativa para veganos seria suplementos ou alimentos fortificados com B12.

Iodo
Assim como a B12, o iodo também é importante para o cérebro do bebê. Sal iodado e algas secas são boas fontes veganas de iodo.

DHA
É um ácido graxo omega-3 que promove o desenvolvimento dos olhos e do cérebro do seu bebê. Uma alternativa de DHA é a alga marinha.

Caso queira saber mais detalhes sobre dosagem de cada nutriente, além de outras informações que tenho certeza que irão te ajudar nessa fase, garanta nosso guia nutricional para uma alimentação vegana para grávidas.

 

 

 

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.