Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE um E-book feito com muito carinho com 7 receitas super fáceis, saudáveis e deliciosas!

Dicas de saúde

Benefícios do veganismo para o meio ambiente

Benefícios do veganismo para o meio ambiente

Você sabia que adotar um modo de vida que exclui o uso de qualquer produto animal pode gerar impactos positivos não apenas para a sua vida, mas também impactar positivamente o meio ambiente?

Nesse artigo, discutiremos sobre a relação entre veganismo e meio ambiente, além de expor o sofrimento dos animais que estão relacionados ao consumo de carne e os motivos pelos quais ser vegano vale a pena.

Veganismo e meio ambiente

Excluir qualquer produto animal da sua alimentação pode ajudar a salvar o planeta. Nas próximas linhas você vai entender o porquê veganismo e meio ambiente estão diretamente ligados.

Você conhece o impacto ambiental causado pelo sistema de pecuária intensiva? Esse sistema é, segunda a Organização das Nações Unidas, o maior responsável pelo aumento dos gases que causam o efeito estufa e também o maior responsável pelo desmatamento da Floresta Amazônica.

Saiba que 45% de toda o planeta está sendo utilizado nesse momento para a criação de animais para consumo humano, e 91% da Floresta Amazônica já foi destruída pelo mesmo motivo.

Outro grande problema relacionado ao sistema de pecuária, é o uso de pesticidas e fertilizantes, que além de prejudicar o solo, contaminam também boa parte da água doce do planeta, destruindo rios, lagos e lençóis freáticos, além de criarem zonas mortas nos oceanos.

Não apenas os animais que morrem para serem consumidos é que são afetados, inúmeras formas de vida acabam sendo destruídas e o ecossistema de todo o planeta é prejudicado pela indústria de produtos de origem animal.

Talvez você não consiga entender a relação isolada do seu veganismo e o meio ambiente, mas se pensarmos que se cada um puder e fizer a sua parte, dentro de alguns anos, o número de adeptos do veganismo tende a crescer e se tornar a cada dia mais relevante na redução desses problemas.

Não pense que a sua contribuição não é importante, no link a seguir, você vai encontrar a Calculadora Vegana, onde você poderá calcular o quanto está ajudando o meio ambiente ao não consumir produtos de origem animal: http://thevegancalculator.com/.

Animais são vidas que merecem respeito

Não é apenas a relação entre veganismo e meio ambiente que está em discussão quando se trata de deixar de consumir alimentos de origem animal. Há também uma questão ética envolvida.

Os animais que são consumidos diariamente no nosso planeta são vidas, sentem dor e também merecem respeito.

E não são apenas os modos de abate que são cruéis e causam dor e sofrimento aos animais. Os animais que são criados na indústria para consumo humano levam uma vida inteira de dor e sofrimento, e muito mais curta do que aquela que teriam em um ambiente natural.

E não são apenas os animais criados pela indústria que sofrem. Milhares de animais silvestres são mortos todos os dias ou tem seu habitat destruído para dar lugar a pastos e criações de animais.

Ser vegano vale a pena?

Depois de conhecer um pouco relação entre veganismo e meio ambiente, e saber o quanto os animais criados para consumo humano sofrem, pode ser que você esteja se perguntando neste momento se ser ou tornar-se vegano realmente vale a pena.

A resposta para essa pergunta é simples e clara: ser vegano vale sim a pena, e muito. Não apenas para sua saúde, mas também para a preservação do nosso ecossistema.

Além de todos os impactos positivos da relação entre veganismo ou vegetarianismo e meio ambiente e de ajudar a diminuir o sofrimento e a dor dos animais que já foram citados no decorrer desse artigo, existem também benefícios individuais que não devem ser esquecidos.

Deixando de consumir carne e mantendo uma dieta vegana bem equilibrada, você melhora consideravelmente a sua qualidade de vida, uma vez que deixa de consumir gorduras que podem causar graves problemas cardíacos, além de se prevenir contra a obesidade e diabetes, dentre várias outras causadas pelo consumo de alimentos de origem animal.

Uma alimentação vegana também pode te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais, ou a manter a forma. Além de te ajudar a poupar dinheiro, uma vez que alimentos de origem vegetal, principalmente os frescos, costumam ser mais baratos que os de origem animal.

E para além dos benefícios individuais do veganismo, sua decisão de não consumir produtos de origem animal pode e, com certeza, vai fazer a diferença.

Por exemplo, toda vez que você disser que não come carne, por exemplo, poderá iniciar uma conversa sobre o assunto e conscientizar mais pessoas, conquistando adeptos para a causa.

Neste artigo, discutimos a relação entre veganismo e/ou vegetarianismo e meio ambiente, além de te mostrar que ser vegano vale a pena, tanto para você como indivíduo, como em relação ao impacto social que a sua decisão poderá causar.

Pesquise mais sobre o assunto, espalhe esse artigo e converse bastante com outras pessoas sobre o tema. Você estará não apenas garantindo benefícios, mas também ajudando a salvar o planeta!

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.