Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE um E-book feito com muito carinho com 7 receitas super fáceis, saudáveis e deliciosas!

Dicas de saúde

Onde encontrar proteína vegetal?

Onde encontrar proteína vegetal?

Quando falamos em proteína, logo lembramos de alimentos como carne, ovos e laticínios. Em nosso corpo a proteína se divide em aminoácidos que promovem o crescimento e o reparo celular. Por ter um processo mais lento de digestão em relação aos carboidratos, a proteína sacia por um tempo maior e em menos calorias.

Hoje sabemos que não é necessária a ingestão de animais e seus derivados para obter a quantidade ideal de proteína diária.  Abaixo apresentaremos as principais fontes vegetarianas e veganas de proteína, além de dicas para sua dieta

1. Feijão

Isso mesmo, nosso queridinho de todo dia está cheio de proteína para oferecer. De 22,5g a 25g de proteína(dependendo do feijão) para cada 100g de feijão cru.  Além disso, ele é rico em potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio e vitamina B1, B2, B3 e B9.

Já comeu o seu feijão hoje?

2. Lentilha

Em 100 g de lentilha, é possível atingir cerca de 25 g de proteína. Em geral, as lentilhas são mais fáceis de digerir do que ervilhas ou feijões. As lentilhas secas (100 g) contêm 840 mg de potássio, 411 mg de fosfato e 129 mg de magnésio. Além disso, são adicionados 132 μg de ácido fólico e 100 μg de beta-caroteno (provitamina A ). Logo, não deixe a lentilha somente para as festas de final de ano =)

3. Grão de bico

Além das vitaminas K, E e C, de ser fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio. O grão de bico tem 19g de proteína para cada 100g.

4. Ervilha

5g de proteína para cada 100g de ervilha, é o que essa queridinha oferece, além de ser rica em sais minerais como o cálcio, o enxofre, o potássio, o cobre, o ferro e o fósforo. A ervilha ainda possui vitaminas K, E, A, B e C.

5. Amendoim

26g de proteína para cada 100g de amendoim.  Para os amantes de amendoim, essa é uma ótima notícia…E tem mais… O amendoim protege o sistema nervoso, ajuda na construção muscular, a proteger contra o câncer de cólon, a prevenir cálculo biliar, a regular o açúcar no sangue, além de ser rico em antioxidantes, ser fonte de gorduras boas e rico vitaminas e minerais como o cobre, manganês, zinco, ferro, selênio, vitaminas E, B3, B6, B5 e folato.

6. Nozes

Todos os tipos de nozes contém proteínas, mas as mais proteicas são: a amêndoa, com 21g de proteína para cada 100g, o pistache com 20g, a castanha de caju com 18g e a avelã com 15g.

7. Tempeh e tofu

Com cerca de 15 e 20g de proteína para cada 100g de produto, respectivamente, o Tempeh e o tofu são alimentos feitos a partir da soja e ajudam contra doença cardiovascular, câncer de mama e de próstata, diabetes tipo 2, osteoporose e Alzheimer. Mas cuidado,  se consumido em excesso, pode dar alergia.

 

8. Quinoa

A quinoa cozida tem 4,4g para cada 100g. Não é uma quantidade que podemos dizer ” nossa, quanta proteína”, mas de quinoa em quinoa o ser humano enche o corpo de aminoácidos essenciais e antioxidantes, além de reduzir o colesterol, reduzir o índice glicêmico e diminuir o risco de alergia ao glúten, que é nosso próximo alimento da lista.

 

9. Seitan

Ainda não muito famoso por esse nome, mas se eu falar Glúten, você provavelmente falará ” Ahhh, sim”. Então, essa “carne de trigo” contém 75g de proteína para cada 100g, uma taxa altíssima. Mas, vá com calma, pois o seitan, assim como a soja, é um alimento que  se consumido em excesso, pode causar desequilíbrio intestinal e alergia ao produto.

10. Cacau

Isso mesmo! O cacau tem proteína! Essa belezura além de ser antioxidante, antidepressivo, anti-inflamatório, controlar dos corrimentos vaginais, proteger as células intestinais e controlar a pressão arterial, ainda possui  em média 20g de proteína para cada 100 gramas de cacau em pó. A vida ficou mais gostosa agora, não?

 

 

 

 

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.