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Dicas de saúde

O que é nutritional yeast(levedura nutricional)?

O que é nutritional yeast(levedura nutricional)?

 O Nutritional Yeast ou Levedura Nutricional é um alimento frequentemente utilizado na culinária vegana. É chamado “nutricional” devido às proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes que contém.

Estudos demonstraram diversos benefícios da levedura nutricional para a saúde, que vão desde a redução do colesterol até a proteção do corpo contra o dano dos radicais livres.

Tá, mas Pati..O que é exatamente a levedura nutricional?

Levedura nutricional é uma espécie de fermento conhecida como Saccharomyces cerevisiae (lindo nome né? =p).

É o mesmo tipo de fermento que é usado para assar pão e preparar cerveja. Porém, apesar de serem feitos a partir das mesmas espécies de leveduras, são produtos muito diferentes.

  • Levedura de panificação: o fermento de padeiro é comprado vivo e usado para fermento de pão. O fermento é morto durante a cozedura, mas adiciona um sabor de terra e sabor ao pão.
  • Levedura de cerveja: o fermento de cerveja pode ser comprado vivo e é usado para preparar cerveja. As células de levedura mortas sobrantes do processo de fabricação de cerveja podem ser consumidas como um suplemento nutricional, mas têm um sabor muito amargo.
  • Leite nutricional: Esta levedura é cultivada especificamente para ser utilizada como produto alimentar. As células de fermento são mortas durante a fabricação e não estão vivas no produto final. É usado na culinária e tem um sabor caseoso, noz ou salgado.

Para produzir fermento nutricional, as células de nome bonito (S. cerevisiae) são cultivadas durante vários dias em um meio rico em açúcar, como o melaço.

O fermento é então desativado com calor, colhido, lavado, seco, desintegrado e embalado para distribuição….ufa, que trabalheira O.o

Existem dois tipos de fermento nutricional: não fortificado e fortificado.

  • Não fortificado: este tipo não contém vitaminas ou minerais adicionados. Ele contém apenas as vitaminas e os minerais produzidos naturalmente pelas células de levedura à medida que crescem.
  • Fortificado: este tipo contém vitaminas sintéticas adicionadas durante o processo de fabricação para aumentar o conteúdo de nutrientes. Se as vitaminas tiverem sido adicionadas ao fermento, elas serão incluídas na lista de ingredientes.

O Nutritional Yeast/Levedura nutricional fortificada contém mais vitaminas B (adicionadas durante a fabricação) do que as não fortificadas. No entanto, as variedades não fortificadas ainda contêm uma quantidade moderada de vitaminas B, que se formam naturalmente à medida que a levedura cresce.

A Levedura nutricional fortificada é o tipo mais comum disponível para compra. Ela é vendida como flocos, grânulos ou pó e pode ser encontrada na seção de especiarias ou enxertos em massa de lojas de alimentos saudáveis.

A Levedura nutricional é um alimento versátil que funciona com quase qualquer tipo de dieta ou estilo de alimentação. É naturalmente baixa em sódio e calorias, bem como sem gordura, sem açúcar, sem glúten e vegana. 

Alguns dos principais benefícios nutricionais da levedura nutricional incluem:

É uma proteína completa

O fermento nutricional contém os nove aminoácidos essenciais que os seres humanos devem obter dos alimentos. Uma colher de sopa contém 2 gramas de proteína, tornando uma maneira fácil para os veganos adicionar proteínas de alta qualidade às refeições.

Contém muitas vitaminas do complexo B

Uma colher de sopa de levedura nutricional contém 30-180% da RDI para vitaminas do complexo B. Quando fortificado, é especialmente rico em tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6 e vitamina B12.

Contém minerais de oligoelementos

Uma colher de sopa contém 2-30% da RDI para oligoelementos, como zinco, selênio, manganês e molibdênio. Esses minerais estão envolvidos na regulação de genes, metabolismo, crescimento e imunidade.
Os valores nutricionais exatos variam entre as marcas, por isso sempre leia os rótulos para encontrar a variedade que atende às suas necessidades.

Se você está usando levedura nutricional simplesmente por seu sabor, tanto faz ela ser fortificada ou não. Mas se a ideia for adicionar vitaminas e minerais adicionais à sua dieta, procure variedades fortificadas com maiores quantidades de nutrientes adicionados.

RESUMO 
A Levedura nutricional fortificada é uma fonte vegana de proteínas completas, vitaminas B e minerais de traço necessários para uma saúde ideal.

Ajuda a Prevenir a Deficiência de Vitamina B12 em Vegans

A vitamina B12 é necessária para um sistema nervoso saudável, produção de DNA, metabolismo energético e criação de glóbulos vermelhos. Consumir levedura nutricional pode ser uma maneira eficaz de prevenir a deficiência de vitamina B12 em uma dieta vegana.

A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em produtos de origem animal, por isso os veganos devem completar sua dieta para evitar a deficiência.

 Um estudo, incluindo 49 veganos, descobriu que consumir 1 colher de sopa de nutritional yeast fortificado diariamente restaurou os níveis de vitamina B12 naqueles com deficiência.

Neste estudo, a levedura nutricional continha 5 mcg de vitamina B12 por colher de sopa, que é um pouco mais do que o dobro do valor diário recomendado para adultos.

Veganos deve procurar variedades fortificadas de fermento nutricional para garantir que quantidades adequadas de B12 estejam no produto.

Contém poderosos antioxidantes

Todos os dias seu corpo é confrontado com danos celulares potenciais causados ​​por radicais livres.

Os antioxidantes na dieta ajudam a combater esse dano ao se ligar aos radicais livres, desarmando-os em última instância. A levedura nutricional contém os poderosos antioxidantes glutationa e selenomettionina.

Esses antioxidantes particulares protegem suas células de danos causados ​​por radicais livres e metais pesados ​​e ajudam seu corpo a eliminar toxinas ambientais .

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como fermento nutricional, frutas, vegetais e grãos inteiros, podem ajudar a aumentar os níveis antioxidantes e a se defender contra doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer e degeneração macular .

RESUMO:Levedura nutricional contém os antioxidantes glutationa e selenomethionine, que podem ajudar a proteger seu corpo de doenças crônicas causadas pelo estresse oxidativo.
 

A levedura nutricional pode impulsionar a imunidade

A levedura nutricional contém dois principais carboidratos – alfa-manano e beta-glucano.

Estudos mostram que a adição de alfa-manano e beta-glucano à alimentação animal pode reduzir a freqüência de infecções de bactérias patogênicas como E. coli e Salmonella em porcos, bem como reduzir a formação de tumor em camundongos .

Beta-glucano e alfa-manano ajudam a proteger contra a infecção de várias maneiras :

  • Eles impedem a bactéria patogênica de se conectar ao revestimento dos intestinos.
  • Eles estimulam células imunes, tornando-as mais eficazes na luta contra a infecção.
  • Eles atribuem a certos tipos de toxinas que o fermento pode produzir em culturas alimentares e reduzir seus efeitos nocivos.

Embora estudos em animais sejam promissores, pesquisas adicionais são necessárias para determinar se o alfa-manano e o beta-glucano têm esses efeitos em seres humanos.

RESUMO: fermento nutricional contém os carboidratos alfa-manano e beta-glucano, que estudos em animais sugerem que podem aumentar a imunidade.

Pode ajudar a baixar os níveis de colesterol

O beta-glucano encontrado em fermento nutricional também pode diminuir o colesterol.

Em um estudo, homens com colesterol alto que consumiram 15 gramas de beta-glucano derivadas de fermento diariamente durante oito semanas reduziram seus níveis de colesterol total em 6% .

Outro estudo descobriu que os ratos que alimentavam beta-glucano de fermento tinham níveis significativamente mais baixos de colesterol após apenas 10 dias.

O beta-glucano também é encontrado em outros alimentos, como aveia e algas marinhas .

Pesquisas extensas mostram que o beta-glucano da aveia pode reduzir significativamente os níveis de colesterol.

Embora a estrutura química do beta-glucano na aveia seja ligeiramente diferente da estrutura do beta-glucano na levedura, os dados sugerem que eles têm efeitos semelhantes de redução do colesterol.

No entanto, nenhum estudo até o momento investigou se o consumo de fermento nutricional em toda a sua forma tem os mesmos efeitos. Pesquisas adicionais são necessárias.

RESUMO: O beta-glucano em fermento nutricional pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

O fermento nutricional deve ser armazenado em um local fresco e escuro para preservar suas vitaminas. Também deve ser mantido bem fechado para manter a umidade afastada.

Quando armazenado corretamente, pode durar até dois anos.

Nutricional Yeast, como usar:

Se você não sabe como usar o nutricional yeast, eu só digo: ” use sua criatividade”. Sim, a levedura nutricional ou nutricional yeast pode ser usado de várias maneiras. Algumas sugestões são:
  • Polvilhado na Pipoca ou  no macarrão
  • Em sopas 
  • Em molhos, para deixar com um sabor de queijo
  • Como espessante para sopas e molhos
  • Na preparação de queijo vegetal

É seguro usar fermento nutricional com moderação.

Seria necessário quantidades relativamente elevadas de fermento nutricional para exceder os níveis toleráveis ​​de ingestão superior (UL) para as várias vitaminas e minerais que contém. As especificações variam entre as marcas, portanto, sempre leia os rótulos para ter certeza.

Embora o fermento nutricional seja seguro de consumir para a maioria das pessoas, qualquer pessoa que seja alérgica ao fermento não deve consumi-lo .

Aqueles que têm problemas para metabolizar o ácido fólico (vitamina B9 sintética) devem ler os rótulos com cuidado e podem desejar escolher leveduras nutricionais não fortificadas sempre que possível.

RESUMO:fermento nutricional dura(fechado) por até dois anos e pode ser adicionado a muitos alimentos para dar um sabor meio salgadinho, que lembra queijo, e também para a ingestão de vitaminas e minerais.

 

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