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Dicas de saúde

5 alimentos que irão reduzir o apetite de vegetarianos e veganos

5 alimentos que irão reduzir o apetite de vegetarianos e veganos

Você sentiu muita fome já na primeira semana em que deixou de comer carne? Vegetais e frutas parecem não ser suficientes para reduzir seu apetite? Sente fome o tempo todo e acaba comendo qualquer porcaria que encontra pela frente? 

Antes de desistir e voltar a comer proteína animal, você precisa saber que é possível ficar saciado(e emagrecer) em uma dieta à base de plantas. Você só precisa saber quais os tipos de plantas a serem adicionados.

Uma dieta à base de plantas não significa que você precisa apenas comer couve, alface, brócolis ou espinafre todos os dias. Estes são excelentes vegetais não-amiláceos (sem amido), mas podem não necessariamente preencher aquele vazio no seu estômago. 

De acordo com o Dr. McDougall, uma pesquisa mostrou que os carboidratos levam à saciedade de longo prazo, durando horas entre as refeições, enquanto as gorduras em uma refeição têm pouco impacto na saciedade.

Nem todo o carboidrato irá reduzir sua fome

Antes de se preocupar com a ingestão de carboidratos gordurosos, gostaria de esclarecer que nem todos os carboidratos são iguais. Os carboidratos refinados e processados ​​como o pão branco e o açúcar não devem estar na sua lista de alimentos

As etapas de processamento e refinação de carboidratos refinados geralmente os transformam em produtos pobres em nutrientes (fibras, vitaminas e minerais) e carregados com sal, óleos, açúcares, derivados de produtos lácteos e produtos químicos.

No entanto, os açúcares complexos, naturais e fabricados na natureza pelas plantas, contêm fibras, vitaminas e fitoquímicos, que são bons para o corpo, reduzindo o risco de doença cardíaca, diabetes, câncer e obesidade.

Além dos alimentos à base de amido, eu também gostaria de acrescentar que nozes e sementes também são uma ótima fonte de proteína e podem ajudá-lo a sentir-se saciado.

De acordo com o Dr. Michael Greger, 90% dos estudos relevantes mostraram que os indivíduos não mostraram ganho de peso com o consumo de nozes. As nozes também podem aumentar nosso gasto de energia em repouso em até 11%, ajudando-nos a queimar mais calorias enquanto dormimos! Isso não é muuuuuuito bom?! \o/

Abaixo estão 5 grupos de alimentos à base de plantas que podem ser incorporados na sua dieta para reduzir o apetite:

1. Grãos

Exemplos: trigo, cevada, centeio, milho, aveia, arroz preto, arroz integral, arroz roxo, quinoa.

Dos grãos listados, a nossa estrelinha é a quinoa. Eu amo quinoa, especialmente porque ela serve como proteína completa para vegetarianos e é relativamente baixa em calorias. A quinoa tem quantidades significativas de lisina e isoleucina, o que permite que a proteína na quinoa sirva como uma fonte completa de proteína, fornecendo os aminoácidos que seu corpo precisa.

2.  Vegetais amiláceos

Exemplos: Ervilha, inhame, cherovia, alcachofra, batata e batatas doce…

Amooo batata doce, que é rica em vitamina A e C, protegendo células e tecidos de radicais livres e danos oxidativos que acelera o envelhecimento e causa doenças como o câncer.

Também mostrou-se que a batata doce tem um impacto favorável na regulação do açúcar no sangue por ter um baixo índice glicêmico. 

 3. Leguminosas 

Exemplos: Lentilhas, feijões, grão-de-bico, ervilhas, amendoim

As leguminosas são ricas em fibras, proteínas e uma infinidade de minerais que são bons para o corpo. E sim, as leguminosas podem reduzir seu apetite. Um estudo recente informou que os indivíduos estavam mais saciados com sua dieta quando o grão-de-bico foi incluído. Durante as semanas de teste menos alimentos processados foram consumidos devido à ingestão do grão-de-bico. Eles também consumiram menos alimentos em geral quando a dieta foi suplementada com grão-de-bico.

  4. Nozes



Exemplo: castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, pistache, castanha do pará,macadâmia

Antes de se preocupar com a gordura das nozes, saiba que a maioria dessas gorduras são boas para sua saúde.

Um estudo publicado no International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders mostrou que uma dieta de baixa caloria enriquecida com amêndoa, que é alta em gorduras monoinsaturadas, pode ajudar indivíduos com excesso de peso a reduzir o peso de forma mais eficaz do que uma dieta com baixas calorias, mas rica em carboidratos complexos.

5. Sementes



Exemplo: sementes de chia, sementes de linho (linhaça)

Vamos começar pela semente de chia. Essa queridona é a fonte mais rica em ômega 3, fibra dietética, proteína, vitamina e antioxidantes. Ela também contém aminoácidos e gorduras essenciais. A população indígena na América Central usava a chia para manter seus níveis de energia e açúcar no sangue de modo que pudessem correr mais de 100 milhas em alguns dias!

Quando você come sementes de chia, elas aumentam cerca de 3x seu tamanho original, porque as sementes absorvem água e se expandem!

E a linhaça?

A linhaça pode ser consumida inteira, mas é ainda mais benéfica quando moída (farinha de linhaça). O “lixamento” da linhaça ajuda na absorção dos dois tipos de fibras que ela contém, o que faz com que você aproveite ainda mais seus benefícios.

E você? Morreu de fome quando decidiu passar para o lado verde da força? Se sim, conte-nos sua experiência aqui nos comentários!

Se souber de amigos ou familiares que estejam passando por isso, compartilha esse artigo com eles.

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