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Dicas de saúde

As 7 melhores dicas para uma transição nutricional (dieta vegetariana)

As 7 melhores dicas para uma transição nutricional (dieta vegetariana)

Começar uma dieta vegetariana ou vegana é uma das coisas mais benéficas a fazer por si mesmo e por todo o planeta, mas ser vegano é difícil? Culturalmente nossas refeições tem uma alta concentração de produtos de origem animal como carnes, ovos ou laticínios. É difícil lembrar de uma refeição que não incluia um desses alimentos. Eu entendo que pode ser um pouco difícil a transição para uma dieta vegana, mas a boa notícia é que hoje em dia muitos restaurantes estão incluindo refeições veganas, sem contar a quantidade de receitas deliciosas que são encontradas na internet e que fazem a transição nutricional ser bem mais tranquila. 

 1. Saiba o motivo de estar iniciando a dieta
Antes de começar uma dieta vegana, é importante saber o porquê ela está sendo considerada. Não faça isso em nome de uma modinha, mas sim, aprenda os benefícios por trás do estilo de vida. Existem alguns documentários muito bons que poderão te abrir os olhos, como Terráqueos e a carne é fraca. Aposto que após assistir a um desses, ficarás entusiasmado com uma dieta vegana, que é a chave para uma dieta saudável.

 

2. Concentre-se em excluir e não simplesmente cortar
O próximo passo é um dos mais importantes a ser tomado. Concentre-se em excluir, não cortar. Ao pensar que está se privando de certos alimentos, tornará a transição mais difícil do que ao invés disso, pensar quantos produtos interessantes e muitas vezes nunca degustados antes que poderiam ser comprados, como castanhas, amêndoas, nozes, quinoa, semente de girassol, semente de abóbora, tâmaras, gergelim, leite de coco, entre muitos outros. Busque novos alimentos. Isso certamente tornará a transição muito mais gostosa.

3. Encontre as receitas para a inspiração
Aqui no final desse post eu deixei dicas de livros e e-books com receitas fáceis de fazer, o que é perfeito para quem não tem muito tempo durante a semana. Acredite, veganos não vivem de alface. Comprei muitos livros de receitas veganas e cada vez que vou ao supermercado, trago algo novo para experimentar. Essa fase é uma delícia!

4. Vá às compras
Agora é hora de ir ao armazém, supermercado ou a uma feira e comece seu novo estoque de comidas. Alguns dos alimentos que estão sempre na minha lista são: Feijão, lentilha, grão de bico, gergelim, quinoa, semente de chia, aveia, semente de girassol, semente de abóbora, nozes, castanhas, amêndoas, farinha orgânica integral(eu mesma preparo meu pão), amendoim, ervilhas, linhaça, leite de coco, coco ralado, mostarda, muitas frutas e verduras.

5. Um dia de cada vez
Uma transição nutricional tem seus altos e baixos. Ainda existe muito preconceito com quem está iniciando o vegetarianismo ou veganismo. Por isso tenta não se intimidar. Lembre-se de não sentir que todas as refeições devem ser complicadas ou que tem que cozinhar como um chefe de cozinha. Um passo de cada vez.

6. Evite alimentos processados
É fácil veganizar e comprar alimentos veganos processados, mas essa opção além de cara, não trará benefício algum a sua saúde. Ao vez de comprar alimentos processados, use a listinha de compras que eu faço como inspiração(no tópico 4). Isso garantirá uma maior quantidade de nutrientes benéficos para suas refeições. Uma barrinha de chocolate meio amargo de vez em quando também não tem problema. O importante é o equilíbrio, e o equilíbrio não só vale para os alimentos não-benéficos, mas também para os alimentos do bem. Tudo em exagero faz mal, por isso varie o tipo de alimento consumido o máximo possível.

7. Marque uma consulta com um especialista
Esse eu considero o tópico mais importante de todos. Marcar uma consulta com algum(a) nutricionista será fundamental para o início de uma transição nutricional. Principalmente pelo fato de que terá que suplementar B12, e ninguém melhor do que um(a) especialista para te orientar.

 

Dica de livros:

Virei vegetariano, e agora?

Escrito por um médico especia­lizado em nutrologia e dietas vegetarianas, o livro responde as dúvidas mais comuns e traz soluções práticas para os obstáculos e as saias justas do dia a dia.

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