Cadastre-se agora e receba GRATUITAMENTE um E-book feito com muito carinho com 7 receitas super fáceis, saudáveis e deliciosas!

Dicas de saúde

Vitamina B12 para Vegetarianos e Veganos – Você PRECISA SABER DISSO!

Vitamina B12 para Vegetarianos e Veganos – Você PRECISA SABER DISSO!

A deficiência de vitamina B12 é um problema com o qual vegetarianos e veganos devem se preocupar, uma vez que a mesma só é encontrada de forma natural e em quantidade significativa nos alimentos de origem animal, e a sua não ingestão de forma regular na dieta pode provocar problemas sérios de saúde.

Neste artigo, iremos discutir a relação entre a vitamina B12 e veganos e dar dicas de como evitar complicações de saúde provenientes de uma possível deficiência dessa vitamina.

 

A falta de vitamina B12 para veganos

O estilo de vida vegano descarta qualquer produto de origem animal, inclusive alimentos, que são a fonte natural e basicamente exclusiva da vitamina B12. Tal fato deve ser observado por pessoas que decidem se tornar veganas ou já o são, já que a deficiência de vitamina B12 causa prejuízos que podem ser irreversíveis à sua saúde.

Discutiremos logo mais o risco da ausência de vitamina B12 na dieta e os principais sintomas da deficiência dessa vitamina.

Ao contrário do muitos pensam, a vitamina B12 não pode obtida através de nenhum vegetal, nem mesmo as algas ou o fermentado de soja, que apesar apresentarem em sua composição uma vitamina semelhante à B12 de origem a animal, a desses alimentos não é exatamente a mesma e não cumpre a mesma função no organismo humano.

Um agravante é o fato de que esses alimentos podem ainda inibir a absorção da vitamina B12 necessária para a saúde humana, piorando a situação.

Considerando a inexistência de uma fonte vegetal de vitamina B12 e a sua importância para a saúde, você pode estar se perguntando se existe alguma fonte artificial dessa vitamina. E a resposta para essa pergunta é que sim, existe.

A vitamina B12 sintética pode ser encontrada em suplementos alimentares e/ou em alimentos fortificados também com B12 sintética. O que nos leva ao nosso próximo tópico: de que forma veganos podem suprir uma possível deficiência de vitamina B12.

 

Alimentos fortificados e suplementos de vitamina B12

Por não usarem em sua dieta nenhum alimento de origem animal, veganos devem recorrer a suplementos alimentares e/ou alimentos fortificados com vitamina B12 para suprir a falta dessa vitamina na sua alimentação.

Alguns grupos de veganos precisam necessariamente dessa suplementação, principalmente as mulheres grávidas ou tentando engravidar e as que estão amamentando, crianças, idosos e aqueles que tem uma deficiência de vitamina B12 comprovada por exames.

A vitamina B12 é melhor absorvida pelo corpo em pequenas quantidades, por isso, caso opte tanto pela suplementação quanto pela ingestão de alimentos fortificados, prefira consumi-los em pequenas doses diárias, ou em doses semanais maiores.

Saiba também que o consumo de vitamina B12 em excesso não irá causar danos a você ou à sua saúde, logo, não há nenhum problema em consumir a suplementação ou os alimentos fortificados em grande quantidade.

Quanto de vitamina B12 eu preciso?

A quantidade vai depender da sua idade. As doses de vitamina recomendadas diariamente são:

 Riscos e sintomas da deficiência de vitamina B12

Alguém que decida não consumir alimentos de origem animal, não deve abrir mão da suplementação e/ou do consumo de alimentos fortificados com vitamina B12 sintética, uma vez que sem o consumo dessa vitamina, aumentam os riscos de sofrer danos que podem ser irreversíveis à sua saúde.

A carência de vitamina B12 pode causar riscos altos à saúde, podendo ocasionar problemas graves que vão desde o desencadeamento de demência, podendo ocasionar na morte.

Em bebês e crianças, o risco da carência de vitamina B12 é ainda maior e mais grave, podendo afetar de maneira irreversível o desenvolvimento neurológico ou motor, causar um atraso no crescimento e problemas de aprendizagem.

Os sintomas da deficiência de vitamina B12 podem facilmente ser confundidos com os de outras doenças e com sinais naturais de envelhecimento, podendo por isso não receber sua devida atenção e acabar sendo vistos como algo normal.


Algumas pessoas podem apresentar dificuldades e distúrbios de sono, quedas e contusões frequentes, dificuldades de mobilidade, incontinência urinária, dificuldades de concentração e perda ou lapsos de memória.

Outros sintomas comuns incluem o cansaço ou fadiga crônicas, dores nas musculares e nas articulações, dificuldade em respirar ou falta de ar e tontura.

A carência de vitamina B12 também pode causar problemas para a saúde mental, provocando alterações de humor, influenciando a depressão e aumentando sintomas de ansiedade.

Problemas cardíacos também podem ser observados. Além de má saúde bucal com sangramento nas gengivas e feridas na boca e problemas digestivos, entre eles náuseas, diarreia ou cólicas e falta de apetite

Geralmente os sintomas aparecem e se desenvolvem gradativamente ao longo de vários meses ou anos sem que sejam associados a deficiência de B12 uma vez que são semelhantes aos de diversas outras doenças e também são parecidos com sinais de velhice.

Entretanto em grande parte dos casos, a suplementação é capaz de revertê-los de modo eficaz. Porém é preciso salientar que em casos de deficiência de vitamina B12 grave, os sintomas podem ser irreversíveis.

Este artigo alertou você em relação aos riscos de uma dieta sem nenhuma fonte de vitamina B12. Esteja atento à sua saúde, e faça exames regulares para testar seus níveis de vitamina B12, prevenindo os malefícios causados pela sua deficiência.

 a6c85208 bdf9 48ca bc42 5868bdec7f50 23ead5a9 4f80 4c54 b448 864ef64bea0f v1 - Vitamina B12 para Vegetarianos e Veganos - Você PRECISA SABER DISSO!

Sobre o autor | Website

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.